Serralherias, Estruturas Metálicas, Coberturas, Instalações Comerciais e Industriais, Andaimes, Indústrias Moveleiras e Agrícolas, Máquinas e Equipamentos em Geral.
about-1

A flexibilidade do aço.

  06 de Setembro de 2018  /     Administrador  /     Notícias

Elementos metálicos facilitam a reformulação de espaços internos com velocidade e padrão estético afinados à arquitetura moderna.

A reformulação dos espaços internos para adequar uma construção a um novo uso está se tornando cada vez mais comum. Essas obras se caracterizam por ampliações laterais ou verticais, liberação de áreas internas ou conexões entre edifícios, o que, muitas vezes, implica a implantação de escadas, passadiços, reforços de coberturas, lajes, entre outros elementos...

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Portal Met@allica

about-1

Indústria brasileira do aço confirma gradual recuperação no 1º semestre.

  10 de Agosto de 2018  /     Administrador  /     Notícias

O desempenho da indústria brasileira do aço no 1º semestre de 2018 confirma sua gradual trajetória de recuperação, segundo o Instituto Aço Brasil. Os percentuais de crescimento do 1º semestre do ano, na verdade, foram positivos devido à comparação com o mesmo período de 2017, que teve fraco desempenho.

Cabe lembrar que as produtoras brasileiras de aço tem buscado a exportação para elevar a utilização da capacidade instalada – 68% na média do 1º semestre do ano. No entanto, o já conturbado cenário internacional deteriorou ainda mais desde o início de março, com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump de estabelecer tarifa de 25% para o aço importado e, posteriormente, negociar cotas de exportação para o aço de alguns países, entre os quais o Brasil.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Instituto Aço Brasil

about-1

Tubulações para light steel framing.

  24 de Julho de 2018  /     Administrador  /     Artigos

Com o desenvolvimento da construção industrializada em aço, novos elementos construtivos têm sido introduzidos no mercado e suas grandes eficiências vêm mostrando seu potencial como solução eficaz para produção racional em escala. Os sistemas construtivos que utilizam perfis formados a frio de aço como principal elemento estrutural, são conhecidos como Estruturas em Aço Leve, construção Light Steel Framing (LSF) ou construção com aço galvanizado.

As construções em aço leve, estruturados em perfis de aço galvanizado formados a frio, devem ser projetadas para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, de forma a garantir a modulação da construção.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Portal Met@lica

about-1

O Aço nos rodeia em nossas casas.

  03 de Julho de 2018  /     Administrador  /     Folder Gerdau

Este folheto informativo produzido pela Gerdau explica como o Aço pode ser utilizado de forma Sustentável, Acessível, Seguro, e acima de tudo, Bonito.

Visite o folder aqui.
Fonte: Website Gerdau

about-1

Ponte Helix: dupla estrutura de aço inoxidável em formato helicoidal.

  11 de Junho de 2018  /     Administrador  /     Curiosidades

Marina Bay, em Cingapura, é um local de deleite aos olhos. O seu complexo abriga inúmeras atrações e construções que chamam a atenção por si só. Por esse motivo, não poderíamos esperar menos de sua ponte para pedestres: ela é a única no mundo, em sua arquitetura e engenharia, a usar uma estrutura de aço inoxidável em formato de dupla espiral, lembrando a estrutura de um DNA.

Ela tem 280m de comprimento, 2,4km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal e foi construída a 8,8m do nível do rio. A ponte pesa cerca de 1.700 toneladas e suporta até 16.000 pessoas ao mesmo tempo.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Portal Met@lica

Você conhece o processo de produção de aço?

  22 de Maio de 2018  /     Administrador  /     Video

Neste video demonstrativo da Gerdau, iremos conhecer o processo de produção do aço, e suas diversas etapas.

about-1

EUA impõem cota ao aço, e siderúrgicas aceitam. Restrições são oferta final.

  03 de Maio de 2018  /     Administrador  /     Artigo

Semana passada, um representante do escritório de comércio dos EUA ligou para um negociador do governo brasileiro e avisou: Vocês tem 24 horas para aceitar nossa proposta de limitação de exportações, senão vamos impor as tarifas de 25% para o aço e 10% para o alumínio.

O tamanho das cotas, considerado inaceitável pelo governo brasileiro, vinha sendo discutido entre Washington e Brásilia, mas naquele telefonema, ficou claro que a negociação havia acabado.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Folha de São Paulo

about-1

Usiminas reativa alto forno para atender maior demanda por Aço

  18 de Abril de 2018  /     Administrador  /     Artigo

Usiminas anunciou nesta terça-feira (17) a reativação do alto forno 1, devido a recuperação do consumo por aço no país desde o ano passado.

"A retomada das operações do Alto Forno 1 da Usina de Ipatinga importará em um aumento da capacidade de produção atual da companhia, reduzindo a sua exposição à compra de placas de terceiros", disse a empresa em fato relevante.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Portal G1 - Globo

about-1

Brasil pode ‘levar bala perdida’ na disputa entre China e EUA

  03 de Abril de 2018  /     Administrador  /     Artigo

O Brasil pode ser atingido por uma "bala perdida" numa eventual guerra comercial entre Estados Unidos e China, disse nesta segunda-feira (9) o secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão, após participar de um seminário na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio.

Quase levamos uma bala perdida no [caso da taxação do] aço", referindo-se à cobrança de tarifa sobre o aço importado pelos EUA. Conseguirmos ser uma exceção no caso dos EUA.

Os atritos podem, pontualmente, abrir espaço para produtos brasileiros no exterior. "Num sentido mais pontual, por enquanto, talvez isso ajude um pouco.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Valor Econômico

about-1

Arquitetura e Aço: Estudo dos condicionantes para projeto arquitetônico.

  19 de Março de 2018  /     Administrador  /     Artigo

Este artigo descreve alguns aspectos relevantes para o desenvolvimento de projetos em Estruturas em Aço, apresentando brevemente os condicionantes do sistema estrutural em aço, os tipos de perfis, alguns tipos de ligações, algumas formas estruturais, o pré-dimensionamento de vigas e pilares e a interface dos elementos estruturais e de vedação interna e externa.

Busca-se então compreender as potencialidades e complexidades do aço na arquitetura, onde este artigo tem como objetivo abordar alguns tópicos importantes para profissionais e acadêmicos que queiram conhecer um pouco mais sobre este sistema construtivo na produção de projetos arquitetônicos levando em consideração a integração da arquitetura e estrutura e sua construtibilidade.

O conhecimento dos perfis estruturais oferecidos no mercado, suas características e dimensões são fundamentais para que se possibilitem inúmeras alternativas para a execução de uma estrutura buscando a racionalização da construção.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Portal Met@lica

about-1

Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil.

  26 de Fevereiro de 2018  /     Administrador  /     Artigo

A importância do uso do aço pode ser observada na construção civil, principalmente, em susbstituição a elementos convencionais como o concreto.

Estrutura metálica aparente ou revestida? Essa é a primeira decisão que o arquiteto deve tomar ao trabalhar com estrutura de aço. Ao contrário do que muitos possam pensar, a maior parte das obras em aço existentes no exterior são realizadas com o aço revestido.

Essa solução, que pode significar redução nos custos de pintura e proteção contra incêndios, deve ser adotada quando o que importa são as inúmeras vantagens do aço como material estrutural e não a "estética do aço". Cabe ao arquiteto definir qual a solução mais adequada para cada obra. Nessa etapa do projeto é interessante uma consulta a um calculista que poderá orientar sobre as melhores alternativas.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Portal Met@lica

about-1

Conheça as 5 Curiosidades Sobre o Aço.

  15 de Fevereiro de 2018  /     Administrador  /     Artigo

O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.

Tendo a definição do que é o aço, podemos acompanhar a sua utilização na indústria, construção civil, utensílios domésticos, arquitetura, entre outras áreas, essa liga metálica possui curiosidades e características únicas, graças à utilização do aço em diversos segmentos podemos avançar com tecnologias em sistemas de construção sustentável e aprimorar técnicas já aplicadas nestes setores.

Agora vamos apresentar as 5 curiosidades sobre o aço:

O aço é um elemento químico altamente resistente, tem sua vida útil longa e é 100% reciclável, esta liga metálica é muito utilizada em construções, o aço se harmoniza com todos os materiais e oferece excelentes soluções para economizar energia, através de um alto isolamento e baixa inércia térmica este componente favorece a utilização em várias áreas da indústria...

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Indústria Hoje

about-1

Design em Aço.

  24 de Janeiro de 2018  /     Administrador  /     Artigo

Fáceis de serem instaladas, escadas metálicas se tornam presença marcante em projetos residenciais e comerciais por suas possibilidades estéticas e facilidades construtivas.

Mais do que transportar de um andar para o outro, as escadas contribuem para compor o visual dos ambientes. Certamente, estão entre os elementos mais antigos das construções e podem ser feitas de vários materiais e apresentar inúmeros formatos.

Quando produzidas em aço, elas possuem um menor peso estrutural e conferem beleza estética e precisão à obra. A redução do prazo de instalação também surge como um diferencial positivo, além da facilidade construtiva, pois não demandam formas e armaduras especiais para serem executadas no local.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Centro Brasileiro da Construção em Aço

about-1

Cecometal inaugura nova unidade no Jardim do Trevo.

  11 de Janeiro de 2018  /     Administrador  /     Novidades

A Cecometal esta inaugurando uma nova unidade de atendimento, desta vez no Jardim do Trevo. Estamos ampliando cada vez mais o nosso compromisso de atender a região metropolitana de Campinas, onde já estamos há mais de 30 anos atuando no mercado de distribuição de ferro e aço de linha leve.

Com esta iniciativa, nosso objetivo é estar cada vez mais perto de nossos clientes, aumentando a variedade de produtos oferecidos na região e assim, melhorando os serviços oferecidos.

A nova unidade se encontra na Rua Iracema de Matos Brown, 55 - Jd. do Trevo - CEP 13040-005 - Campinas/SP. O telefone de contato é o (19) 3238 7798.

about-1

Os efeitos da Furação Convencional e por Escoamento em Chapas de Aço.

  19 de Dezembro de 2017  /     Administrador  /     Artigos

Este estudo avaliou as influências dos processos de furação convencional e por escoamento em chapas de aço de alta resistência e baixa liga LN 700 com espessura de 4,25 mm. Os corpos de prova utilizados que não sofreram retrabalho após o procedimento foram submetidos a testes de carregamentos cíclicos.

A estimativa era que o material processado por meio de furação convencional apresentasse maior capacidade de suportar os ciclos de carga. Porém, os resultados obtidos contrariaram esta hipótese.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: ArandaNet

about-1

Diferença entre Tubos de Aço com Costura e Sem Costura

  05 de Dezembro de 2017  /     Administrador  /     Artigos

Os tubos de aço são produtos muito utilizados no ramo metal-mecânico. Este tipo de material é utilizado em várias funções na indústria de construção, fazendo-se presente no momento em que monta-se as estruturas de uma edificação ou em tubulações, no esgoto ou na condução do gás natural.

Um tubo de aço pode ser classificado em duas categorias: O tubo de aço com costura e o tubo de aço sem costura. O que irá diferenciá-los, basicamente, é a fabricação e claro na hora de definir o melhor material a ser utilizado em seu projeto de acordo com a normas internacionais de segurança.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Indústria Hoje

about-1

Aplicação de filmes DLC a plasma pode aumentar a resistência de aços

  14 de Novembro de 2017  /     Administrador  /     Artigos

Filmes DLC (diamond-like carbon) são revestimentos metaestáveis do carbono que possuem excelentes propriedades mecânicas e tribológicas. Visando à aplicação deles em componentes mecânicos, foram caracterizadas duas camadas de DLC produzidas por deposição física de vapor (PVD/PACVD).

Para tanto, amostras de aço AISI H13 foram nitrocementadas a plasma para atuarem como camada de ligação do substrato com o filme DLC. Os revestimentos foram caracterizados por micrografia óptica e eletrônica de varredura, ao passo que sua nanodureza foi medida por meio de indentador do tipo Berkovich, operando com ciclo único de cargas de 12,5, 25 e 50 mN. Para melhor caracterizar as propriedades tribológicas e de aderência do filme ao substrato, dois ensaios de scratch foram realizados com cargas de 0,2 e 10,2 N, e taxa de 5 N/min.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: ArandaNet